quarta-feira, 28 de abril de 2010

BRASIL UIM PAÍS SEM MEMÓRIA E BRASILIA UMA DESMIOLADA

BRASIL, UM PAÍS SEM MEMÓRIA E BRASÍLIA UMA DESMIOLADA

Prof. Pedro H. Angueth de Araujo *

Brasília acaba de fazer 39 anos e em suas comemorações nada se viu que fosse dedicado àqueles que a construíram. Não falo da classe dominante que dela participou residindo no Rio de Janeiro ou São Paulo. Não falo de Juscelino Kubitscheck, nem dos idealizadores Lucio Costa e Oscar Neymaier. Nem dos funcionários públicos para aqui transferidos a contra-gosto e seus contracheques recheados de cruzeiros tranquilizadores, dobradinha , moradia definitiva e outras mordomias.
Não falo também daqueles que vieram bem depois de construída a Nova Capital, que aqui enriqueceram ou se fizeram de alguma forma famosos e que hoje posam na mídia de pioneiros.
Falo dos verdadeiros pioneiros. Aqueles que para aqui vieram entre 1957 e 1961, sem nenhuma vantagem especial, que não vender o seu trabalho e o seu entusiasmo para a construção da metrópole do futuro. Daqueles que por amarem esta cidade, aqui ficaram depois dela construída e ainda por cima na luta contínua em busca de sua radicação definitiva por sua própria conta.
Falo daqueles que ficaram anos sem poder prosseguir seus estudos porque aqui ainda não havia colégios e universidades. Falo daqueles que viveram no ermo do cerrado sem jornal, lazer e sem nenhum conforto. Falo daqueles que de certa forma perderam o contato com o resto do mundo por longo tempo para construir esta cidade, já que naquela época só havia o rádio, o que pouca coisa adiantava. Para se ter uma idéia, uma viagem daqui a Goiânia, levava de 12 a 16 horas. Em época de chuva mais que isso. Viajar a outros locais, só de avião. Nem quase todos podiam. E a maioria dos casados deixaram suas famílias nas cidades de origem por completa falta de estrutura aqui para trazê-los.
Esse é o verdadeiro pioneiro, até jocosamente apelidado de "piotário", porque se chegou à conclusão de que fora o único que não levou vantagem em nada. Construiu a Capital para os outros.
E quem se lembra deles hoje, quando se comemora 39 anos da existência de Brasília? Infelizmente ninguém. Essa atitude da mídia só nos faz lembrar que o Brasil de fato é um país sem memória e que Brasília por isso é também uma desmiolada.
Mas não é só a mídia que é culpada. Quantos Pioneiros são considerados Cidadãos pela Câmara Legislativa do Distrito Federal? Não que eu julgue essa Instituição Pública legítima a fazê-lo, já que seus integrantes via de regra não são aqui nascidos, mas como um reconhecimento de relevantes serviços prestados à cidade por essa classe de seus habitantes. Volto a perguntar, quantos?
Assim como os índios autóctones da "Terra Brasilis" foram substituídos historicamente pelos Portugueses ávidos de riqueza que aqui aportaram, os Pioneiros de Brasília estão sendo substituídos pelos Políticos e Empresários que só levaram vantagem quando para aqui vieram.
É uma pena.
*Professor Universitário - Mestre em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário