quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ENEM POBRE ENEM

Se nós tivéssemos um verdadeiro Ministro da Educação, com toda a sua hierarquia administrativa, talvez não presenciássemos ano a ano, a vergonha que são as tentativas de aplicação das provas do Enem.
Se nós tivéssemos um verdadeiro Ministro da Educação, o ENEM poderia hoje, ser o substituto do vestibular para todas as Instituições de Ensino o País.
Mas como o Enem não foi, não é e não será, é deplorável as palavras do Presidente Lula, longe da sua bela realidade, dizer o que disse. Ora, ajam por favor, ao invés de falarem, mostrem que a Educação tem algum valor.
E parece que não continuará tendo, pois como tivemos oportunidade de ver quando dos debates políticos dos então candidatos a Presidente da República, ambos, inclusive na reta final, propugnaram por uma educação técnica, voltada exclusivamente para o trabalho, como se o trabalho fosse tudo na vida.
Falam muito dos possíveis erros da educação do passado. Está certo que ela era excessivamente elitista, mas, pelo menos, ensinava o aluno a PENSAR. E é por isso que tínhamos, Elite Política, Administrativa, Econômica e etc. Mas como diziam filósofos inteligentes de antanho, Pensar é muito perigoso. Mas, perigoso para quem? É óbvio para quem Pensar é perigoso.
Todos os governos de esquerda, em todo o mundo, procuraram em primeiro lugar dominar a cultura do país, criando-lhe as barreiras necessárias que evitassem o homem de Pensar. Pensando o homem REFLETE. REFLETINDO, descobre verdades, torna-se um crítico do erro, da maldade e da corrupção. Torna-se um incômodo para o Estado, e os Partidos Políticos que dominam a cúpula.
Ninguém aposta hoje, que esse tipo de educação vá mudar. Está muito bom para a cúpula governante. Analfabetos e analfabetos funcionais, não lêem jornal, fazem outra coisa com ele.
Pelos dados do Governo, há hoje no Brasil, 14,5 milhões de analfabetos, mas não encontramos dados dos analfabetos funcionais que calculo na casa dos 60 milhões, ou seja, 74,5 milhões de cidadãos inúteis às decisões nacionais, a quem cabem apenas viver o resultado das diretrizes emanadas do poder.
Triste educação brasileira que vai continuar deixando milhões de cidadãos sem o direito de pelo menos PENSAR, desde que é muito para o nosso povo, MESMO O LETRADO, REFLETIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário