segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O BRASÍL VAI BEM OBRIGADO!

MINHA MENSAGEM DAS SEGUNDAS-FEIRAS

Prof. Msc, FRC, Pisc. Pedro Henriques Angueth de Araujo
http://www.pedroangueth.blogspot.com


O BRASIL VAI BEM, OBRIGADO!

O Brasil vai bem obrigado! Os banqueiros estão felizes, os industriais também, idem para os proprietários de planos de saúde e a classe política de esquerda então, está nas nuvens.
O Brasil vai bem obrigado é um título que até certo ponto é correto. Há 16 (dezesseis) anos, o país vem acelerando o seu desenvolvimento.
Com o iluminado governo de Fernando Henrique Cardoso, tivemos oportunidade de ter o Plano Real, a Quebra de Patentes de Medicamentos, para suprimento das necessidades internas, a Privatização do que era privatizável, a Quebra da reserva de mercado da informática, alem da regularização da farra bancária através do acertado Proer.
Quando Lula assumiu e teve juízo suficiente para continuar a política então implantada, dada a continuidade necessária, o país se viu em condições de dar um salto econômico de proporções apreciáveis.
Hoje temos um parque industrial dos mais significativos do mundo, um gerenciamento macroeconômico satisfatório e perspectivas de crescimento contínuo, o que favoreceu ao Brasil, atravessar a crise econômica mundial sem quase nenhuma afetação, para não dizer nenhuma.
Além do mais, como já dizia Monteiro Lobato em 1930 – O Petróleo é Nosso – verificamos que somos autosustentados em termos de energia, claro, com muito ainda a fazer para torná-la utilizável.
Os caminhos futuros são claros, porém não tão suaves. Temos um dos maiores índices de corrupção do mundo, um MST retrógrado, o de mais primitivo que existe, um Sistema de Saúde apavorante, um sistema educacional que não educa e nem ensina, um sistema de segurança que não segura nada. Não temos nenhum plano nacional para nada. Nenhuma política pública clara que possa definir os rumos a seguir. Isso torna o gerenciamento que até então é satisfatório numa babel sem controle.
Além do fato dos partidos de esquerda sempre usarem o esquema do loteamento político dos cargos, esquecendo-se do mínimo de meritocracia, como forma de escolher os melhores técnicos e/ou entendidos para as diversas áreas de gerenciamento, não contamos com o estudo de prioridades fundamentais em termos de infraestrutura necessária para apoiar o desenvolvimento. Deixo para explicitar a questão da infraestrutura em outro artigo.
Podemos concluir, apesar de tudo do que foi dito que o Brasil, junto com a Índia e a China, caminham para fazer parte do bloco mais poderoso do planeta. Mas onde fica o Ser Humano Individual?
Será que seremos uma potência econômica com um povo desprovido do que mais básico existe, ou seja, saúde, educação, segurança e trabalho? Quanto mais um país se desenvolve, mais necessita destes quatro pilares de sustentação. E o que tem sido feito nessa área: QUASE NADA, o insuficiente, o deficitário. É provável que daqui a pouco tenhamos que importar técnicos e cientistas de todas as áreas para dar conta de nossa posição.
E aí, com que cara vamos aparecer no cenário do futuro? Todos os quatro pilares são fundamentais, no entanto, para serem eficientes necessitam de ações complexas, profundas e duradouras para que surtam efeito. Também necessitarão primordialmente que sejam organizados por pessoas que sabem o que estão fazendo, e também com a capacidade técnica comprovada. Ao Brasil não se permite mais tentativas. Um erro daqui para frente terá uma cobrança longa e desastrosa.
Quem de mim discordar, que ofereça o contraditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário