terça-feira, 21 de dezembro de 2010

AS MISÉRIAS DO SER 4

4. A MISÉRIA MORAL E ÉTICA

Devo começar esse artigo ressaltando que a maioria das pessoas em qualquer nível escolar e/ou acadêmico, não conhecedores de filosofia, confunde os termos Moral e Ética.
Moral é um termo cujo significado deu muita importância um filósofo de nome Immanuel Kant, que em suas proposições na obra Crítica da Razão Pura, faz inclusive essa confusão.
A Moral é antes de tudo circunscrita aos comportamentos humanos, derivados das regras sociais. Podemos dizer em complemento, que a Moral é geográfica, ou seja, cada país ou grupo de países tem a sua moral.
Os costumes são classificados conforme a moral social vigente. Por exemplo, uma mulher oriunda do Brasil, por exemplo, estaria obrigada a mudar seus costumes de moda se fosse viver em quaisquer países de cultura mulçumana, pois as leis lá vigentes, em decorrência do Islamismo, restringiriam sua liberdade em relação ao corpo. Corpo, no caso aqui, é apenas um exemplo.
As condutas morais mais rígidas são preferencialmente ditadas pelas religiões, que trazem em si uma longa história de costumes já vencidos e obsoletos, em relação à modernização da sociedade e a permissividade das conquistas sociais ao longo, principalmente dos últimos cinqüenta anos.
A moral não é definida pela vontade de cada um, mas seguida pelas regras impostas inicialmente pela família, pela religião e pelas leis sociais. O que tem acontecido ultimamente é que, tendo a família se desagregado muito nos últimos anos, a tendência dos jovens atuais é não seguir muito a cabeça dos pais e sim a moda imperante em cada faixa etária, grupos de amigos e manifestações sociais; como o mesmo fato tem acontecido com a religião, à qual os jovens não estão muito ligados, não recebem diretamente dela nenhuma imposição e finalmente, as leis sociais, têm se tornado mais flexíveis, devido ao avanço dos chamados direitos humanos, o que muitas vezes impede ações coercitivas dos direitos privados, apesar de atentado ao pudor ainda ser capitulado nos códigos.
A Moral está ligada aos valores imperantes na sociedade. Isso quer dizer que à medida que as culturas sociais mudam seus valores, quer se descartando de alguns ou assimilando outros, todo um padrão de comportamento vai mudando sem que as pessoas se apercebam disso.
O exemplo clássico é a cultura americana sendo inserida em outros países via filmes, uma vez que 90% deles têm origem nos Estados Unidos da América, a mudança de comportamento via esse expediente é de uma forma assustadoramente subliminar. Aliás, essa é intencional. O estado americano intencionalmente aproveita todas as oportunidades para exportar o “América Way of Life”, modo de vida do país, na tentativa de obter facilidades em todo o mundo. E o mundo tende a copiar isso. Veja-se por exemplo: a música, os nomes das lojas e firmas comerciais, e até os processos (veja-se Delivery, por exemplo). Só que atrás de tudo isso vem também a moral lá praticada.
O termo Ética já tem uma origem diferente e nos é dado primeiramente por Platão em diversas de suas obras, assim como Aristóteles no livro Ética a Nicômaco. Para esses autores e para a maioria dos autores que tratam do assunto, a Ética está ligada às virtudes.
Se um homem não é virtuoso, não pode ser Ético. Isso nos leva a considerar a Ética um estágio superior à Moral. A ética está ligada aos recessos mais profundos do ser. Está ligada às mansões interiores de cada um, ou as Moradas da Alma, conforme bela descrição de Tereza D’Ávila.
A Ética está ligada ao que o homem é e não ao que parece ser. Por suposto um ser ético jamais é não moral, imoral ou amoral. Respeitando a moral geográfica, fica isento de suas conotações. Sendo ético, não trai o seu eu interior em quaisquer circunstâncias, pois essas somente ele conhece.
O estatuto ético do ser lhe dá um tipo sutil de comportamento, aliás pouco percebido pelos outros, mas que, indubitavelmente o torna diferente de tantos outros que o rodeiam.
O ser ético é incapaz de trair, difamar, preconceituar, julgar, fazer mal a quem quer que seja, inclusive aos seres da natureza. Por isso é sempre um ser justo primeiramente com sua consciência, e esta é sua suprema fonte de esclarecimento. Por isso ele tem que possuir as virtudes mais elevadas, pois estas não permitem que ele traia a si mesmo, traindo os demais.
Por isso, quando vimos propalados pela imprensa os gritos difusos de “Ética na Política”, “Ética no poder”, podemos logo observar que são expressões da ignorância humana.
Por suposto um Político, um homem de Poder (seja político, empresarial, ou financeiro) é uma sobeja incongruência. A Ética não combina com nenhum deles. Dizer que existe um Político, um homem de Poder, um Empresário, um Banqueiro, ético, é estar mentindo a sim próprio e a todos os outros.
Se o Ser é Ético ele jamais será nenhum deles, pois isso é impossível. O exercício de certas profissões ou afazeres é plenamente incompatível com o comportamento exigido para o êxito destas empreitadas.
O que melhor espelha o comportamento dessas classes de pessoas é a Imoralidade das atitudes que cinicamente abraçam, como se fosse as mais aceitáveis, recomendáveis e admissíveis.
Vejamos por exemplo: o recente aumento de apenas 62% dos salários dos parlamentares em cascata para todos os outros legislativos, judiciários e etc.. Pergunta que não quer calar, de quanto será para os aposentados que deram sua vida no trabalho cotidiano. Isso sem falar em outras falcatruas que vez por outra são denunciadas pela imprensa (quase diariamente)? Onde fica a Ética diante de tanta Imoralidade?
Do que se conclui que num País no qual 50% da população não sabe interpretar o que lê, e grande parte da outra (letrados, acadêmicos, jornalistas, publicitários, políticos e homens ou mulheres de poder), confundem o que sabe, é sempre necessário rever os significados de alguns termos, no presente caso Moral e Ética.
O Comportamento Ético é o primado dos seres elevados. O comportamento Moral é o primado dos seres submetidos às regras convencionalmente aceitas pela sociedade, ainda que decadentes.
Podemos concluir que: o Ser moral é aquele que não age em prejuízo dos outros e o Ser ético é aquele que não age em prejuízo de si mesmo.

(continua na próxima 2ª feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário