segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

AS MISÉRIAS DO SER (Continuação

2. A MISÉRIA DA IGNORÂNCIA


Prof. Msc, FRC, Pisc. Pedro Henriques Angueth de Araujo
http://www.pedroangueth.blogspot.com


A ignorância é um dos três pilares dos defeitos do homem que o impedem de alcançar a verdade, segundo o Iluminado Buda.
De fato, isso se verifica, quando examinamos a questão. Vejamos segundo a minha ótica como se produz, reproduz e se torna permanente na vida do ser.
Como se produz:
A ignorância pode ser produzida, reproduzida e perpetuada pela família. Aliás a família é o principal repositório da ignorância universal. É comum as pessoas se casarem (experiência ainda com sexos diferentes), e ver que ao longo dos anos, na procriação dos filhos e na convivência diária, a instalação de um processo contínuo de infelicidade. Brigas, dissensões, controvérsias, desejos insatisfeitos, impaciência, intransigência, e mais outras dezenas de situações, mantêm-se por toda uma vida, trazendo tristeza e revelando a incompetência das pessoas para criar harmonia.
Há desrespeito do marido para com a esposa e vice-versa, e dos dois para com os filhos. Via de regra, sem reconhecerem que todos somos diferentes (uma digital para cada ser humano), querem criar cópias de si mesmos, na ignorância de deixar para o futuro fantoches com procuração para imitá-los em tudo.
Escolhem nomes esdrúxulos, obrigam a seguir os mesmos credos (civis e religiosos), mais tarde ficando decepcionados porque eles mudam seus caminhos. Não percebem que os tempos e o ambiente não são os mesmos de sua época de criança e adolescente.
A ignorância pode ser produzida, reproduzida e perpetuada pela escola. Essa é de fato no meu entender uma das piores ignorâncias que se produz na sociedade, pois ela é planejada com esse fim.
Quando o estado (nesse caso falo do Estado Brasileiro) cria um modelo de ensino, o faz pensando em seu produto final. Ora, o que o estado brasileiro tem desejado como produto final, é um ser (homem ou mulher) destinado às fainas do trabalho, cujo ideário se assenta no dinheiro, em seu poder de produzir ou corromper.
Nunca, até agora, preocupou-se com o saber legítimo que advém do PENSAR, REFLETIR e CRITICAR. Como disse, em um artigo anterior, pensar, refletir e criticar é muito perigoso. E como o brasileiro só lê em média 3,6 livros por ano, pode-se concluir que a escola é um verdadeiro sucesso, para os desejos do Estado. Isso, só falando em livros; jornais e revistas nem pensar. É um horror para quem entende um pouquinho de educação e outro tanto de democracia.
A ignorância pode ser produzida, reproduzida e perpetuada pela mídia. Nesse caso a mídia mais visada é a televisiva, uma vez que não exige outros conhecimentos (livros, jornais e revistas) para ser desfrutada. Quantos programas realmente úteis produz a mídia (principalmente as TVs abertas). Examine canal por canal e caímos num poço profundo e sem fundo. Entretenimento barato, noticiário barato, ambos destinados a serem absorvidos sem reflexão e sem crítica. É ela que geralmente elege nossos representantes em todos os níveis.
A ignorância pode ser produzida, reproduzida e perpetuada pela Igreja. Sinto que a maioria dos meus leitores não vão concordar com isso. Mas vejamos: neste artigo estou falando de Igreja e não de Religião. Alguém por acaso sabe o que é o Tribunal do Santo Ofício da Igreja Católica? Pois bem, foi o criador e executor da Santa Inquisição, aquela mesma que perseguiu e matou e torturou tantos cidadãos e cidadãs, na mesma proporção das guerras até agora havidas em nosso planeta. Quem for curioso pode ler obras, como por exemplo, O Martelo das Feiticeiras, O Papa Negro e tantas outras de cunho sociológico já escritas até agora. Alguém já ouviu falar em OPUS DEI. Movimento espanhol do Padre Echeverria, tão tenebroso como a inquisição? Toda religião é boa, os homens é que a estragam. Todos os seus dirigentes mentem e enganam, no afã de ganhar prosélitos. Prometem o que não podem cumprir. A Reforma de Lutero produziu um monstrengo como o Calvinismo, de onde vieram tantos grupos de várias denominações. São tão fundamentalistas como qualquer ramo do Islamismo. Estas tantas outras Igrejas pretendem até dirigir a vida íntima das pessoas. Absurdo. E tudo isso, pasmem, em nome de Deus e de Jesus, que na verdade não tem nada a ver com isso tudo. Por último, cito um Doutor da Igreja, Tomás de Aquino (vulgo santo) que em sua obra Summa aos Gentios, fez questão de afirmar que a Igreja criou os Dogmas com destino aos analfabetos e de pouca instrução para que pudessem cabestradamente seguir os ditames da Igreja, sem nenhuma discussão ou discordância. Só que em nosso tempo, esses Dogmas estão na cabeça de pessoas até academicamente privilegiadas.

(Continua na próxima 2ª feira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário