segunda-feira, 21 de março de 2011

MENSAGENS DAS 2ªS FEIRAS

PROIBIÇÕES E TABÚS III

Finalizando o comentário sobre o presente à luz do passado

Ultima parte

Hoje o filho não precisa mais provar que é machão, pode ser até gay que será livremente aceito na família e na sociedade e passível de punição a discriminação de gays, lésbicas e simpatizantes. Nossas ruas ficam apinhadas deles durante as famosas paradas gays. Interpreto isso, ou seja, a aceitação desses padrões de comportamento como um avanço. Afinal de contas, ninguém até hoje provou a origem dessas formas de viver e temos que considerar também quais os tipos de compulsões a que são submetidos esses cidadãos para agirem tão abertamente como agem. Seria legal deixar que vivam suas vidas como o desejarem. Afinal de contas não estão prejudicando ninguém.
Isso é o que mais se lastima na vida das pessoas. Elas eram submetidas a situações que não foram conscientemente criadas por elas. As leis sempre foram falhas no Brasil. E o fato de a Igreja Católica ter sido sempre contra a Lei do Divórcio é uma nódoa que ainda não se apagou, pelo menos em minha mente. E tenho razões pessoais de sobra para pensar assim. Felizmente, um dia apareceram homens que resolveram enfim enfrentar o problema e sancioná-lo de uma vez por todas. A evolução da Lei do Divórcio até agora tem sido exemplar no atendimento das necessidades sociais.
A famosa alcunha de titia (mulheres que depois de certa idade não se casavam) felizmente deixou de existir. Não considero que o casamento atende ao pleito de felicidade para todas as pessoas. Todos somos diferentes, se não fosse assim nossas digitais poderiam ser duplicadas (até hoje não foi encontrada nenhuma digital igual a outra). Que vivam felizes para sempre as mulheres que escolheram ter uma vida livre.
Uma mocinha grávida estemporaneamente gerava um tumulto de graves proporções, até que o casamento ser efetivado nem que fosse para dar satisfação à sociedade e à Igreja.
Hoje elas continuam suas vidas na casa dos pais (antigamente ainda eram expulsas da família e em geral se tornavam prostitutas) Agora contam com vovôs e vovós para ajudar a cuidar. Em certas circunstâncias todos concordam em que o casamento entre esses pais não deve ser efetivado a não ser que os próprios agentes o desejem. Há varias situações que derivam desse ato que não merecem ser explicitadas aqui.
Se as religiões tinham muita força no passado, no presente sua influência é discutível. Até a Maçonaria sofreu mutações que colocam em cheque a necessidade de sua existência hoje. Conheço famílias que se distribuem por vários troncos religiosos, uns, é bem verdade, criando conflitos mútuos e outros nem tanto, vivendo cada um a sua crença sem maiores problemas. Isso foi uma exigência da liberdade individual. Antigamente as pessoas eram muito presas a preconceitos e tabus, como diz o título deste trabalho. Há hoje pessoas pertencentes a determinados grupos religiosos que estão se afastando de suas regras e dogmas, somente por conta da liberdade sexual não consentida nessas arenas. Igualmente estão se formando outros grupos religiosos com nomenclaturas modernas cujo fito é arregimentar esse grupo desertor e tem dado certo. Afinal, de quem Deus é patrimônio? Hoje já há até discussões sobre a existência ou não do Jesus histórico e bíblico. Num mundo intelectualizado como esse podemos esperar de tudo.
O caso daquele prefeito que optou por mudar de religião para ser eleito é paradigmático em nossa cultura. Na realidade, ainda hoje, quem não se aproxima da Igreja Católica, em certas circunstâncias corre o risco de não ser eleito. Temos visto esse exemplo ao longo de nossa história moderna. Ateus que são vistos nas missas em épocas de eleição, não são imagens invulgares em nossa terra.
Apoio sempre a mudança de costumes sociais com vistas a erradicar preconceitos e tabus. As mulheres de nosso país hoje em dia, exibem os menores biquínis do mundo. Claro há 50, 40 e mesmo 30 anos atrás isso não era aceito. Vejamos o caso da Leila Diniz, tão notório que deixo de comentar mais detalhadamente.
A nudez a meu ver, nunca será castigada. Paráfrase de um filme brasileiro “Toda a nudez será castigada”. (A atriz desse filme, depois de tanto se desnudar e fazer cenas que à época eram condenáveis resolveu tornar-se Evangélica). Complexo de culpa? Talvez a psicanálise explique. A nudez feminina em si é bela. O uso que se faz dela é que pode às vezes nos surpreender. A mulher hoje se desnuda com facilidade e sem ares de pudor até se diverte com isso. Progresso? Não sei. E você sabe?
Começar a trabalhar cedo na vida, nunca matou ninguém, só disciplinou e ensinou os usos mais nobres e úteis do trabalho. Nunca impediu ninguém de se aprimorar, estudar e atingir altos graus acadêmicos. Eu sou um exemplo disso e quando vejo pessoas precisando disso e não podendo por lei fazê-lo acho que se incorre em grave erro social. Talvez seja por isso que uma parte dos habitantes de uma Febem, um Caje e mesmo uma penitenciária, foram parar lá por falta dessa atividade altamente civilizadora.
O que aconteceu em todo o mundo nos anos 60, influenciou tanto, que conseguiu mudar todos os costumes de vários povos. Rock and roll, para o mundo ocidental, principalmente países periféricos dos Estados Unidos como o Brasil, a jovem guarda que até hoje é hora e outra relembrada, a pílula anticoncepcional, a tão discutida “revolução” militar no Brasil, os hippies e o movimento de Worldstock também nos Estados Unidos, a rebelião de maio de 68 na França, perpetrada pelos estudantes e mais alguns que não vale a pena destacar.
Quer queiramos ou não, somos socialmente, o produto de tudo isso. O que dessas influências podemos tirar partido para construir um país melhor? Temos a maior cultura popular do mundo. Não existe nenhum país, onde os cultos convivem lado a lado, onde um religioso freqüenta a sua igreja de origem, mas vai também a cultos de umbanda e candomblé sem nenhuma culpa. Mas somos um país sem cultura acadêmica em massa crítica (de boa qualidade), assim como não somos uma país civilizado.
Quando um idoso morre na porta de um hospital sem atendimento, uma criança morre por ineficiência da enfermagem, onde vez por outra descobre-se falsos médicos, onde a educação é uma porcaria, a segurança extremamente falha, onde não há respeito mútuo, onde a lei só pune os pequenos e deserdados da sorte, onde graça a corrupção política e administrativa, não sabemos por onde vamos.
Até então, as doenças físicas e psíquicas de homens e mulheres eram diferentes, pois as atividades de cada um eram bem precisas e balizadas. Hoje, devidamente inseridas no mercado de trabalho, correndo de um lado para outro, fumando e bebendo como os homens, as mulheres acabaram herdando as mesmas doenças que, antigamente só eram observadas em homens.
Resta-nos pensar quais novas trilhas abrir para atingirmos uma vida social, coletiva e particular para vivermos com a esperança de sermos verdadeiramente felizes e enfim, poder amar o país em que nascemos.
(Eu todo esse tempo pensando em que, se avaliamos paulatinamente e diariamente nossa vida temos a capacidade e pensar melhor e fazer menos besteira)
(Eu todo esse tempo pensando em que, se avaliamos paulatinamente e diariamente nossa vida temos a capacidade e pensar melhor e fazer menos besteira)


(Fim deste artigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário