segunda-feira, 9 de maio de 2011

MENSAGEM DAS 2ªAS FEIRAS

COMENTÁRIOS III


Todas as coisas se encadeiam entre si e sua conexão é sagrada, e nenhuma coisa é estranha à outra, pois todas foram ordenadas juntas e contribuem junto para a bela ordenação do mundo. Com efeito, uno é o mundo que compõem todas as coisas; uno o Deus que está em toda parte; uma a substância; una a lei; una a razão comum a todos os seres racionais; una a verdade; pois também é a perfeição dos seres da mesma família e partícipes da mesma razão.
Marco Aurélio

Para efeito de compreensão de todo o texto acima apresentado, vou seccioná-lo com o fim de facilitar minha digressão e o entendimento dos leitores.
1. Todas as coisas se encadeiam entre si e sua conexão é sagrada, e nenhuma coisa é estranha à outra.
Desde o momento que modernamente os físicos quânticos entenderam que o universo é uma massa homogênea de energia e somente de energia são feitas todas as coisas no universo, podemos dizer que há uma conexão entre todas elas e que sua conexão é sagrada, pois, tudo é produzido por uma única mente: A Mente Divina. Por suposto nenhuma coisa pode ser estranha à outra. Daí que no entendimento desses físicos quânticos é de que tudo é uno e composto da mesma energia, cujas manifestações são diferentes, tendo em vista apenas à sua forma de manifestação.
Semelhante idéia também é encontrada em todos os textos sagrados das antigas religiões da Índia, China e Egito. Desde os Vedas, os Upanishads, Baghavad Gita, literaturas do Taoísmo de Lao Tse a Confúcio e a maravilhosa ciência encontrada no Egito Antigo, sem falar na filosofia Grega antiga, todos atestam a mesma plataforma de conhecimentos.
2. pois todas foram ordenadas juntas e contribuem junto para a bela ordenação do mundo.
De acordo com as antiqüíssimas filosofias dos povos antigos, todas as leis de que depende o universo (ou multiverso como querem as teorias mais modernas), para o seu funcionamento e expressão foram ordenadas num mesmo momento. Portanto, podemos ver que até as exceções (se elas existem) foram concebidas em seu início. E isto constitui para nós a bela ordenação deste mundo para o qual não temos explicação.
3. Com efeito, uno é o mundo que compõem todas as coisas;
Ainda não apareceu ninguém que pudesse cogitar de qualquer divisão ou secção neste mundo que é composto de todas as coisas. Hoje, através de cálculos bem aproximados, sabe a ciência que nosso Universo teria surgido a apenas 13 bilhões e 400 milhões de anos. Fantástica cifra que não cabe geralmente em nossas cabeças. Nessa escala de bilhões de anos, o aparecimento da vida como a entendemos e o homem em conseqüência, só tomam forma nos últimos minutos dessa grande aventura. Tudo segue numa linha do tempo que não permite divisões.
4. uno o Deus que está em toda parte;
Com toda a dimensão que se possa calcular que o nosso universo tenha e o tempo de sua duração, nenhum desvairado seria capaz de contradizer de que ele só poderia ser criado por uma única energia, ou seja. a energia denominada Deus. Para as mais avançadas teorias sobre a criação do universo a partir do “big bang”, há apenas um feixe de energias pairando na manifestação universal.


5. una a substância
Ora, segundo as mais variadas e profundas meditações sobre a existência de uma substância que esteja por trás da manifestação de qualquer objeto, desde a filosofia grega antiga, até nossos dias, podemos imaginar a existência de uma única energia que está subjacente a qualquer tipo de manifestação. Os físicos atômicos modernos, quando empreenderam múltiplas subdivisões no átomo, chegaram num ponto onde não mais existia qualquer vestígio de matéria. Foi aí, neste mesmo ponto, que alguns começaram a cogitar na existência de algo muito poderoso por trás da manifestação material, chegando mesmo alguns a suspeitar da existência de uma inteligência transcendental responsável pelos fenômenos da existência.
6. una a lei
Daí se pode entrever que sendo a lei una, ela estará a serviço de todo o universo enquanto ele estiver manifestado, bem como de uma forma até compreensível, além de sua própria manifestação. Se houvesse, por acaso, uma quebra nessa lei, o mesmo deixaria de ser o que é para se constituir num jogo de alguma mente muito poderosa mas de todo irresponsável. Einstein mesmo expressou que Deus não joga dados com o universo. Sábias palavras. Deus não está fazendo uma experiência com o universo, está tão somente proporcionando-lhe uma coerente manifestação.
Por outro lado, a todo o momento, é o homem que está sempre tentando quebrar essa lei através de exdrúxulas organizações religiosas que ao dominarem a mente humana numa seqüência de superstições, e para manter o seu perpétuo e desejoso poder, cristalizaram numa necessidade de se fazerem intermediárias entre o homem e Deus, a possibilidade do comércio do tipo: concede-me tal graça que eu da minha parte farei tais obras ou penitências. Vejam no que deu a venda das indulgências no século XVI, com a divisão do cristianismo até então monolítico.
7. una a razão comum a todos os seres racionais
Todos os seres racionais possuem uma razão que é comum a todos. Portanto, a irracionalidade tão propagada hoje em dia para alguns tipos de atitude, reflete apenas um pensamento distorcido, capaz de formular idéias falsas e inconclusivas (veja nosso artigo anterior). Se serenamente apelarmos para o nosso poder de usar a razão em todas as situações que vivemos e enfrentamos, seremos capazes de encontrar uma solução ou uma via a seguir. Somente aqueles cuja mente instalada em cérebros defeituosos, não são capazes de usar o seu poder de raciocínio.
8. una a verdade
No universo em que vivemos só existe uma verdade. Se nós não conseguimos ainda atingi-la é porque vivemos no emaranhado de nossas verdades relativas, onde cada um quer de qualquer maneira ser dono da verdade. A verdade é uma e só se alcança através da sabedoria, que é apanágio de seres especiais que viveram (ou vivem) uma vida dedicada à sua descoberta.
9. pois também é a perfeição dos seres da mesma família e partícipes da mesma razão.
Portanto, podemos inferir que todos nós membros da família humana, somos seres perfeitos para usar a mesma razão de que somos portadores. Os animais possuem o instinto que lhes dita os comportamentos a seguir. Por isso neles notamos um padrão que pode ser previsto. No caso dos seres humanos, o uso da razão é distribuído de forma equânime, ficando, entretanto, cada um na responsabilidade do uso mais adequado desse equipamento tão necessário em todos os tempos e hoje mais ainda, quando o mundo se tornou tão multifacetado.
(Eu pensando em como o homem moderno é irracional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário