segunda-feira, 2 de maio de 2011

MENSAGEM DAS 2ªAS FEIRAS

COMENTÁRIOS II




Sua inteligência será tal qual suas idéias habituais, pois a alma se impregna de tais idéias.
Marco Aurélio

O mundo familiar, escolar, de trabalho, religioso e societário, nos enche de idéias. Além dessas nos vêm aquelas que decorrem de nossos “hobbies” e lazeres, jornais, revistas, televisão, etc e isso constitui e forma nossos pensamentos diários.
Com o tempo formamos hábitos que são resultados à partir de pensamentos que formam blocos de idéias que todo esse ambiente nos proporciona. E dessas idéias e hábitos, formamos finalmente nosso caráter.
Os pensamentos e emoções expressam nossas atitudes básicas para com o mundo – como nos relacionamos com ele – e formam um ambiente, um reino de fantasia e que vivemos.
Esse bloco monolítico que forma nosso caráter, quando atuando como tal é um processo que é transferido ao nosso inconsciente e daí comanda o fluxo de nossas ações de forma automática.
Não pensamos para dar respostas porque elas já estão prontas em nossa mente decorrente do hábito. As palavras ou os conceitos apenas apontam para aspectos parciais da experiência. Reagimos às idéias alheias, à partir do nosso estoque de idéias, sem, na maioria das vezes examinar o que o outro realmente está querendo nos dizer.
Tudo que lemos, inclusive livros, são por nós interpretados segundo nossas idéias. Como é difícil mudar de idéia! Elas estão tão impregnadas em nós, fazem tanto parte de nós, que se abdicarmos de alguma ou substituí-la por outra, parece que perdemos uma parte de nós mesmos.
Todas as pessoas que cultuam alguma religião, por exemplo, têm uma idéia para onde vão depois da morte. No entanto, ninguém tem certeza. Uns são mais radicais, outros menos, mas e daí?
Todos nós, via de regra, pensamos no futuro como um fluxo de idéias que decorre, paradoxalmente não do presente, mas sim do passado. Se nós examinarmos bem, o passado é sempre um fluxo de idéias, que aliás, como Psicanalista bem sabemos, nem tanto reflete o vivido, mas muitas vezes o que se desejou viver.
Estamos sempre pensando em como seria nosso presente, se em algum momento de nosso passado tivéssemos agido diferente, escolhido uma carreira diferente, escolhido o(a) parceiro(a) diferente, etc. Isso é o normal para todas as pessoas que são escravas de seus hábitos. Não há como fugir a esse tipo de atitude. Poucas são as pessoas que pensam no agora e agem conforme estão efetivamente vivendo.
Vemos, automaticamente, a nossa versão do objeto em lugar de vê-lo realmente como é. Ficamos, então, satisfeitos porque fabricamos nossa própria versão da coisa dentro de nós mesmos. Em seguida tecemos comentários, pegamos ou rejeitamos, mas não há nisso nenhuma comunicação verdadeira.
Algumas pessoas que são do meu círculo ou entram em contato comigo às vezes me perguntam: é possível mudar as idéias, no sentido de melhorar seus conteúdos e formar novos hábitos de pensamento? Eu respondo: claro que sim e não é muito difícil, mas certamente é muito trabalhoso, mas como tudo que é trabalhoso não é bem-vindo, muitas dessas pessoas não querem nem saber como. Mas é muito parecido com uma conversão religiosa. A única diferença é que a conversão religiosa se dá muitas vezes pelo ímpeto. Na conversão das idéias o trabalho é constante, exige paciência, disciplina, muita observação enfrentamento do fracasso e principalmente formação de uma nova rede de pensamentos.
Ninguém pode querer impor idéias novas na cabeça dos outros, como os parágrafos anteriores pode parecer ser o caminho.
O refinamento das idéias pode ser começado por uma leve imersão na filosofia. A filosofia é a própria discussão das idéias. A discussão das idéias filosóficas nos levam a formular novos pensamentos a respeito das coisas e dos eventos.
Depois devemos nos livrar das idéias negativas, como por exemplo, as trágicas notícias diárias que nos vem de todas as mídias. Evitar, tanto quanto possível, saber de notícias negativas ao longo do dia, ajuda a limpar nossa mente.
Em seguida, a leitura diária de textos positivos, tais como: livros texto de algumas organizações religiosas, sejam elas do ocidente ou do oriente, nos ajuda a adquirir uma visão panorâmica do pensamento mundial em termos de espiritualidade.
Formular um código de conduta diário, como por exemplo, a leitura do Livro Meditações de Marco Aurélio. Há outros autores que podem muito bem ser utilizados. A recomendação deste é pelo motivo mais prosaico, as recomendações que ele faz são para ele mesmo observar. É bom lembrar que Marco Aurélio foi Imperador Romano do Iº século de nossa era e pertencia a Escola Filosófica do Estoicismo.
Muitas pessoas pertencentes ao cristianismo em todas as suas versões, usam abrir a Bíblia pela manhã, em qualquer página e ler um trecho. Essa é uma atitude também inspiradora.
Purificar a mente é uma técnica que utiliza várias formas. No entanto, é necessário fazê-lo se quisermos ter pensamentos positivos e construtivos todos os dias, para assim edificar idéias que constituirão nossa inteligência. Essa inteligência é subconsciente, portanto, guarda tudo que nós mandamos para lá e nos devolve quando precisamos. Depois de algum tempo de treinamento, crie sua própria técnica.
Toda a nossa mente de uso diário funciona mais ou menos como um computador. Nosso HD possui somente aquilo que gravamos.

(Eu pensando em como mentes limpas construiriam uma sociedade melhor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário