segunda-feira, 16 de maio de 2011

MENSAGEM DAS 2ªAS FEIRAS

COMENTÁRIOS IV


Prof. Msc, FRC, Pisc. Pedro Henriques Angueth de Araujo
http://www.pedroangueth.blogspot.com



Considera freqüentemente a rapidez com a qual as coisas e os eventos passam e desaparecem. A substância é como um rio em perpétuo movimento, suas ações são sempre cambiantes, suas causas mudam incessantemente e não há quase nada de estável, enquanto que está bem próximo o abismo do futuro e do passado, no qual todas as coisas se perdem. Desta forma, como não seria louco aquele que se envaidece ou se lamenta, como se o tempo de sua emoção significasse grande coisa?
Marco Aurélio


Hoje em dia é muito normal comentários do tipo: como o tempo está passando depressa! Ontem era segunda feira e hoje já é sexta-feira. Puxa já estamos em maio quando eu não vi nem abril passar! Coisas acontecem, eventos se formam e se vão com instantâneos movimentos. De repente recebemos os efeitos de eventos desconhecidos.
O rio da vida corre sem que nos apercebamos do que ele carrega e no fundo nós estamos indo junto com suas águas. As ações de nossas vidas mudam incessantemente, e no pior dos casos: inconscientemente. Inconscientemente estamos provocando causas que podem mudar completamente nossas vidas sem que seu processo seja de nosso conhecimento consciente.
O homem está inconsciente o tempo todo das causas que o levam de lá para cá. Está inconsciente o tempo todo de sua própria existência, pois o tempo todo está voltado para fora de si mesmo, no atendimento dos eventos cotidianos do mundo exterior.
Se começarmos a fazer um esforço de percepção consciente dos acontecimentos que nos envolvem no dia a dia, vamos perceber que nada em nossa vida é estável. Assim como nós, nada ao nosso redor e no próprio universo é permanente. Tudo goza de uma profunda instabilidade e nós não temos condições de avaliar antecipadamente as formas com as quais o futuro nos presenteará.
Com o tempo, o passado perde todo o seu colorido, ficando via de regra, somente as idéias de como poderia ter sido, se tivéssemos agido de forma diferente, o que pode nos trazer um grande complexo de culpa. Por outro lado, estamos sempre temerosos daquilo que o futuro pode nos trazer.
Por tudo isso, devemos meditar sobre o que são hoje os nossos desejos, nossos apegos e nossa forma de ser. O mínimo de nossos sentimentos, emoções, pensamentos e ações são capazes de provocar uma verdadeira avalanche de situações em nosso futuro.
Com o tempo (e como a idade) percebemos melhor o que somos pelo que fomos. Vaidade, orgulho, ambição são emoções que realmente movem o mundo. Mas embora saibamos o que são essas emoções, não podemos perceber antecipadamente para onde elas estão nos levando.
Vale realmente a pena lutar com e por elas ao longo de nossa existência? Quantos aborrecimentos podem nos trazer uma vaidade exuberante, um orgulho desmedido e uma ambição desenfreada!
Para termos uma vida melhor, será necessário percebermos que somos seres causativos. O universo é um imenso caldo de energia. Nossos pensamentos são da mesma forma um grande fluxo de energia que, a todo instante está interagindo com as desconhecidas forças do universo.
Se esses dois campos distintos de ação da energia universal se antagonizam pela sua forma de expressão, a energia de menor impacto dos pensamentos humanos será atingida de uma maneira desconhecida pelo homem.
Até que aprendamos verdadeiramente a forma correta de entrar em ressonância com as energias universais, o melhor que temos a fazer é seguir o exemplo fornecido pelas grandes idéias que nos foram dadas pelos grandes seres que passaram por nosso planeta em tempos passados, pois hoje, não temos nenhum exemplo vivo que pode ser plenamente seguido.
Seja Buda, Cristo, Krisna, Confúcio, Lao Tze e outros mais do mesmo calibre, nos deram ao longo da história, formas harmoniosas de viver que teimamos em não respeitar.
Uma visita semanal a um templo budista, uma igreja cristã ou uma leitura aleatória de algum dito desses seres não será suficiente para nos esclarecer na verdadeira conduta que devemos ter diante da vida, para que possamos estabelecer o que eu chamo de ressonância entre o homem e as leis universais.
Portanto, aprendamos a meditar e avaliar o que estamos pensando, ideando e fazendo durante todos os minutos de nossa vida, para que possamos ao nos reconectar com a realidade maior, verificar o quanto nossa vida muda para melhor.
Tanto os pensamentos, quanto as idéias, as palavras e as ações, depois de liberadas, formam uma cadeia de eventos que não podem mais deixar de se expressar. Os resultados sejam eles positivos ou negativos serão por nós recolhidos na forma que foram projetados e não mais podem ser mudados.
Pesares, doenças e bênçãos advirão em função de como estamos agindo, em todos os sentidos.
Aprendamos, pois, a viver harmoniosamente em nosso planeta e no plano de nossas vidas.

(Eu pensando em como homem é ignorante de si mesmo e das leis que o regem num plano maior)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras. Nestes nossos dias as pessoas estão inconscientes de si e desejando estar porque se sentem amedrontadas do que podem encontrar se tomarem contato consigo, de perceber que apenas se deixam levar de lá para cá e de que não tem controle sobre nada. Mais ainda, medo de se responsabilizar pelo próprio destino. Então correm o tempo todo atendendo requisições externas,sendo para os outros e para sua própria vaidade. Tem jeito de mudar agora e colher resultados diferentes no futuro é só querer. Uma direção é esta que você aponta. Abraço

    ResponderExcluir