segunda-feira, 22 de julho de 2019


AMEAÇAS SÓ,  SERÁ?

Prof. Msc, FRC, Pisc. Pedro Henriques Angueth de Araujo


            O último século que a humanidade viveu foi, talvez, o mais turbulento da história. Duas guerras mundiais, duas bombas atômicas ativadas, fora as doenças diferentes, que acometeram várias regiões do planeta. Nunca estivemos seguramente tranqüilos, sobre o que nos poderia acontecer.
            Quando, depois de atravessarmos duas guerras mundiais com todos os seus horrores, duas bombas atômicas detonadas no Japão, Guerra da Coréia, Guerra do Vietnam, e aí, as autoridades de então, pensarem que se naquela altura, várias nações já possuíam o seu próprio arsenal nuclear, incluindo a Bomba H (bomba de hidrogênio – que só destrói o ser humano, deixando o resto do planeta intacto) antes de qualquer besteira, os governantes pensariam melhor, novas formas de preocupação surgem em meio a soluções paliativas, como por exemplo, USA, Rússia e Inglaterra, no tratado de Yalta, dividem o mundo em três regiões para melhor governá-las, após a 2ª. Grande Guerra.
            Surge então a denominada Guerra Fria, que consistia num medo constante para saber quem apertaria o botão da bomba primeiro. Anos a fio, viveu a humanidade na corda bamba. Passado algum tempo, viu-se que nossas idéias pessimistas não acompanhavam o desenrolar da história e fomos ficando mais tranqüilos com relação à sobrevivência do homem na terra. O mundo talvez, não seria destruído.
            Durante todo o século XX, a ciência sofreu um estúpido crescimento, quando apareceram as fantásticas tecnologias que hoje vemos constantemente admirando o planeta. E junto com ela o que se denominou Inteligência Artificial. Ou seja, criação de um tipo de inteligência adaptado tecnologicamente a maquinas, robôs e meios de comunicação, que pudessem substituir o homem em várias tarefas. Vejam o automóvel que dispensa o motorista.
            O século XXI, teve a tarefa de disseminar a idéia, criando fantásticos laboratórios para a implementação desse projeto que, na realidade, não fica nada a dever a qualquer um que nos deixe tão apreensivos como os horrores perpetrados pelo homem em anos passados.
            Cientistas da Inteligência Artificial declaram sem nenhuma reserva que, as máquinas do futuro, adaptadas com esse arsenal, serão capazes de fazer muito mais do que o homem, inclusive dominá-lo e escravisá-lo.
            Cada século com seus próprios horrores. Além de desempregá-lo vai infernizar a sua vida, impondo-lhe um modo de vida fora de qualquer padrão pensável e aceitável. Já se pensou em passando recente, que os Extraterrestres se incumbiriam de tal tarefa. No entanto, criou-se muita ilusão a esse respeito e devemos nos ater mesmo a tal de Inteligência artificial que, já está nos apresentando produtos viáveis e passiveis de desenvolvimento, podendo criar uma realidade lastimável para o homem na terra.
            O que será que leva o homem a assumir tamanho risco? Pode-se pensar em várias alternativas do porque o homem está agindo de tal forma. Em nossos próximos artigos traremos algumas idéias para discussão. Até lá.
22.07.2019





Nenhum comentário:

Postar um comentário