segunda-feira, 29 de julho de 2019


EM PERIGO

Prof. Msc, FRC, Pisc. Pedro Henriques Angueth de Araujo

            Recordando pelos menos nossos últimos três artigos, vimos que o ou os construtores do Universo, gastaram muito tempo e esforço, para, entre outras coisas, nos dar um Planeta como a Terra, depois de longos aproximados 9 (nove bilhões de anos) e, depois disso, somente depois de 400 (quatrocentos milhões de anos) permitir que a vida, embora embrionária, vicejasse na terra, vinda as águas e ainda tendo que se adaptar ao oxigênio até então oferecido.
            As espécies viventes ganharam a corrida pelo direito de estar aqui por várias vezes, já que como sabemos, nosso planeta foi varrido várias vezes por glaciações imensas que dizimaram sequencialmente a vida onde quer que ela estivesse.
            Mas conforme nos informa a ciência, aos 20 (vinte milhões) de anos distante de nosso tempo vem a surgir os primitivos seres, mais tarde denominados homo sapiens.

QUEM CRIOU A VIDA E A EVOLUIU ATÉ SUA HOMINIZAÇÃO?

Perguntinha interessante e intrigante não?

            Creio que seja a pergunta mais bem e mais vezes respondida da história. Desde que o ser humano se historitificou, ou seja, permitiu que à sua volta se construísse história, isso há uns 6.000 anos, período em que aparece a escrita, ficamos sabendo que, em cada ponto deste planeta onde habitou uma civilização, por mais primitiva que fosse, havia crenças a respeito de ter sido não só o homem, mas também o planeta, criado por forças tenebrosas e invisíveis chamados deuses, representantes típicos dos fenômenos da natureza que assombravam suas noites escuras.
            Não há povo sem pelo menos um deus. Assim nossa civilização foi formada e suas idéias transmitidas ao longo da história. Com a evolução dessa idéia, podemos ver que não há deus sem crença e sem rito. Daí surgiram as religiões que, foram se estruturando à medida que a civilização fosse avançando.
            Em quer pese a proliferação das possibilidades de resposta ao fenômeno da vida, através de sofisticados sistemas de explicação, o homem ainda não sabe responder de onde e porque veio a vida e em conseqüência o homem, sua mente e sua consciência.
            Por mais avançada que seja nossa mente e consciência hoje, não há nenhuma garantia de resposta correta, pelo menos no meio que estamos discutindo.

E A DÚVIDA?

            No entanto, não vi e não sei de ninguém que tenha tido coragem para  duvidar das teorias criadas a respeito do assunto e prontamente, contradizendo nos fizesse ver um outro panorama até então não pensado. Acontece que muito que encontrei não tinham coragem para tal, com medo de, se duvidar, poderia ser punido depois da morte, tais foram as alegações até então existentes.
            Bem, há as crenças monoteístas e as politeístas. E como apenas crer porque saber eu não sei mesmo, vale qualquer coisas para estruturar uma vida. Com esse pensamento e essa conduta, somos estamos sendo irresponsáveis conosco mesmo, pois essas estruturas condicionam uma vida.
 29.07.2019 – Esse artigo terá continuidade na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário