segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MENSAGENS DAS 2ªS FEIRAS

VERDADE


O que é a verdade?
Alguma vez em sua vida tal pensamento povoou o seu ser, abarcando-o numa avalanche de conjecturas secundárias?
Como seres humanos ou aprendizes de existência, todos devemos nos preocupar em saber a verdade para vivê-la integralmente, para que a vida possa ser vivida também integralmente.
Quando em nossa existência nos vem os primeiros lampejos de pesquisa metafísica, naturalmente existirão um se número de inquirições aparentemente sem respostas, assim como insondáveis inquietações.
A princípio, o mundo nos parece um tirânico Caos, pois, suas leis não só não são apreensíveis com facilidade, como crença e ciência não atingiram ainda o âmago da credibilidade sem fé.
No entanto, quando conseguimos nos aprofundar nas leis do caos, ordenando-o em estruturas compreensíveis, vemos que nessas leis podemos aprender as leis da harmonia quer no sentido metafísico do termo ou no sentido propriamente científico.
Entretanto, não é num abrir e fechar de olhos que completamos o jogo. São necessários anos a fio de estudo paciente e diligente, para que talvez, no fim de uma longa existência, podermos vislumbrar algo que se oculta atrás de muitos véus que protegem a verdade.
Lançando mão de uma das escrituras mais antigas que conhecemos, a Bíblia, de lá destacamos a seguinte exortação de Jesus: “Conhecereis a verdade de ela vos libertará”.
E a seguir, podemos dizer também que a verdade liberta, mas também compromete. Expliquemos:
O conhecimento amplia a visão humana, proporcionando ao ser a possibilidade de vislumbrar além das aparências e limitações próprias e naturais, metamorfoseando o conteúdo da mente, libertando-a em conseqüência, dos tabus, recalques, complexos e outros conjuntos psicológicos negativos e afins.
O saber compromete porque impõe ao homem, a sua cota parte de responsabilidade, por ser dessa hora em diante, ele, um ser criativo, portanto responsável por coisas e situações que poderá manifestar à sua inteira vontade, com o risco do pagamento de um alto tributo.
Torna-se assim, o artífice de seu próprio universo interior e um ambulante conjunto de influências que pode transferir a outros seres que poderão seguí-lo e de quem poderão usufruir forças para continuar a jornada da vida.
Infere-se daí, que, ainda no estágio de evolução em que nos encontramos, não poder existir uma verdade universal explícita, porque a maioria das mentes encarnadas atualmente em nosso planeta (com ênfase no mundo ocidental), não têm condições de acompanhar o raciocínio dos mais avançados quer em mística, quer em ciência, ou seja daqueles que atingiram altos graus de percepção.
Infelizmente, ainda, a verdade tem de ser procurada e encontrada pelo indivíduo isoladamente, em que pese existirem hoje, como sempre, organizações filosóficas cuja função é reunir os postulantes à verdade, para uma busca efetiva e planejada.
A busca de verdade que liberta exige tenacidade, trabalho duro e paciência ilimitada, pois aqueles que a possuem não a distribuem aleatoriamente, e por mais que possa ser duro, somente àqueles que provaram merecer.
Para a apreensão das leis cósmicas que constituem as verdades reais, é antes de tudo, necessário ser moral e ético, de uma forma mais espiritual que social e virtuoso no sentido dos sentimentos reais.
De posse dos cânones da verdade, o indivíduo perde sua rotineira e comum liberdade, pois de agora em diante está eternamente comprometido a comportamentos, atitudes e pensamentos corretos. Ao longo da leitura do Novo Testamento Bíblico, podemos inferir que nós seremos julgados por nossos pensamentos, palavras e obras. Ora, aquele que aje com base na verdade real é um sério candidato a uma vida de satisfações plenas já no agora, mas, por ser tão difícil a disciplina exigida, a maioria da humanidade não quer saber dela e sim das oportunidades que o mundo dá, sem exigir a plena convicção de sua virtuosidade.
No entanto só por ser difícil, não devemos abandonar a busca da verdade, pois, um dia, quando menos esperarmos, ei-la que surge diante de nós, radiante e bela, como um anjo diáfano e resplandecente. No entanto, é preciso querê-la com todas as forças pois se assim não fizermos, ela estará sempre fugindo por nossos desejos desvairados.


Eu pensando em como seria bom poder acreditar naquilo que vemos e ouvimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário